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Queda nas vendas de carros populares: será que você deve esperar para comprar o seu também?

Vendas de carros sofrem queda expressiva, impactando o mercado automotivo. Descubra o motivo neste artigo!

preco-de-carros-usados Queda nas vendas de carros populares: será que você deve esperar para comprar o seu também?

Nos últimos dias, houve uma significativa redução nas vendas de carros novos, aguardando-se informações detalhadas sobre o plano do governo federal para tornar os veículos zero-quilômetro mais acessíveis.

Várias redes de concessionárias compartilharam essa observação, unanimemente relatando uma forte tendência de desistências e cancelamentos de compras, o que afetou o alcance das metas estabelecidas para este mês.

De acordo com as informações recebidas, muitas dessas metas estavam próximas de serem alcançadas até a divulgação do anúncio feito por Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, mas já se sabe que não serão atingidas.

E o que isso tem a ver com o número de cancelamentos de compras de carros populares? É o que iremos entender. Continue lendo para conferir!

Como funciona o programa?

No dia 25 de maio, Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, divulgou a intenção do governo em diminuir os preços dos carros zero-quilômetro até R$ 120 mil, por meio da redução de impostos como o IPI e o PIS/Cofins.

Esses descontos poderiam chegar a até 10,96% do valor final dos veículos, mas o programa ainda precisa ser definido pelo ministério da Fazenda, que emitirá um parecer em até 15 dias após o anúncio do vice-presidente.

Essa decisão teve impacto direto nas projeções do desempenho do mercado, refletindo-se na realidade das concessionárias.

Certamente, qualquer forma de desconto é bem recebida. No entanto, surge a dúvida se será o suficiente para alcançar o objetivo almejado. Além disso, ainda não temos conhecimento das estratégias que as montadoras planejam adotar para oferecer veículos mais acessíveis.

Além disso, é importante considerar que os carros de entrada já possuem margens de lucro baixas e não é possível eliminar itens de segurança obrigatórios nem aumentar o nível atual de emissões.

A recuperação da indústria automobilística brasileira, que enfrenta baixas vendas e alta capacidade ociosa nas fábricas há três anos, requer mais do que apenas redução de impostos e linhas de financiamento mais acessíveis: é necessário recuperar o poder de compra dos cidadãos. Apenas subsídios não resolvem o problema.

Portanto, precisamos de projetos estruturais que envolvam o aumento da renda média, a criação de mais empregos e a redução de tributos.

Por fim, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que anunciou que se pronunciará sobre o assunto somente no dia 2, quando divulgará seus próximos resultados.

Depois do anúncio, clientes se desesperam para cancelar suas compras

Após o anúncio do programa que estabelece um limite de R$ 120 mil para a venda de carros, algumas concessionárias compartilharam relatos sobre uma grande demanda de clientes buscando cancelar suas compras.

Essas concessionárias haviam estabelecido uma meta de 50 carros para o mês, que já havia sido superada, mas agora estão lutando para cumprir apenas 40 ou menos veículos, mesmo com muito esforço.

Em menos de uma semana, mais de 10 cancelamentos foram registrados. Essas situações são inéditas para as concessionárias, que nunca haviam enfrentado esse tipo de incidente antes.

Algumas concessionárias passaram, até mesmo, a aplicar o desconto antes mesmo do programa ser oficializado

Outra entrevistada compartilhou que até mesmo as vendas de carros de categorias superiores sofreram quedas, e até mesmo os veículos seminovos foram afetados por essa situação desfavorável.

Diante disso, a loja decidiu exibir uma faixa do lado de fora informando que estão oferecendo “descontos antecipados” de 2% sobre o valor de tabela. O mercado automotivo encontra-se estagnado no momento. Tanto os fabricantes quanto os revendedores estão incertos sobre as medidas a serem tomadas.

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Muitas pessoas aguardavam ansiosamente o anúncio para finalizar suas negociações, mas agora optarão por esperar até que todas as informações sejam divulgadas, o que deveria ter ocorrido em um prazo máximo de 24 horas após o pronunciamento.

Afinal, estamos em um bom momento para comprar um carro novo?

Neste momento, uma abordagem mais prudente seria aguardar para verificar se os descontos prometidos pelo governo serão realmente implementados. Afinal, não há garantia de que o programa seja oficializado ou que os descontos sejam aplicados conforme anunciado. Caso seja, os descontos terão uma grande impacto no bolso de quem pretende comprar um carro novo!

No entanto, uma alternativa a considerar é ficar atento às concessionárias que possam oferecer descontos antecipados. Embora o programa governamental ainda não esteja oficializado, algumas lojas podem optar por adiantar possíveis benefícios aos compradores. Nesse caso, seria uma oportunidade interessante para obter vantagens financeiras em um momento em que os descontos ainda não são uma certeza.

Portanto, continue acompanhando de perto as notícias e aguarde por informações oficiais sobre o programa de descontos. Caso surja uma concessionária que ofereça descontos antecipados, vale a pena considerar essa opção como uma oportunidade viável.

No entanto, é importante realizar pesquisas, comparar preços e condições de compra para garantir a melhor oferta possível, independentemente do desconto antecipado ou do programa governamental.

O que você achou deste programa e dos possíveis descontos? Nos conte nos comentários!

Apaixonado por carros! Carros que já tive em ordem cronológica, meu primeiro carro foi com 18 anos era Fusca 1970 depois vieram: Voyage LS 1986, Uno SX 1997, Palio EX 2002, Stilo Connect 2007, Punto HLX 2011, Palio Sporting 2013, Tiguan 2013, Dodge Journey 2013, Stepway 2019 Nesse meio termo tive alguns carros de coleção: Opala SS4 placa preta 1976, Golf GLX 1995, Voyage 1983 placa preta

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